pictestudio

BØRN | STANDARD BANK

pictestudio
BØRN | STANDARD BANK

STANDARD BANK | BØRN | HERÓIS DE AZUL

Esta é a primeira vez que pisamos em continente africano para realizar um trabalho que vai além do que o dinheiro pode comprar. Uma moeda de valor inestimável, mas com uma nobre representação por uma causa.

Reconhecimento por uma causa humanitária

Nós fomos convidados para produzir este presente do Standard Bank para os Heróis de Azul, uma cédula que reconhece o verdadeiro valor do trabalho destes homens e mulheres que se reúnem para dar auxílio humanitário a quem mais precisa em Angola. Foram algumas semanas de intensa dedicação à produção e que resultou em um trabalho expressivo e de grande valor para todos nós.

 

CRIAÇÃO E DESIGN DA CÉLULA

O primeiro passo foi iniciar nossos esboços de composição da nota, colocando em primeiro plano os médicos de forma heróica e grandiosa e, em segundo plano, uma representação das famílias assistidas ao lado do fio condutor deste trabalho: a ambulância do projeto.

Exploramos texturas e patterns regionais que formaram uma composição gráfica alinhada à identidade da marca.

 

ILUSTRAÇÃO

O próximo passo era ilustrar cada um dos elementos com todas as características das notas de dinheiro. Realizamos um extenso teste de hachuras e texturas até alcançarmos um resultado fiel às cédulas, com linhas expressivas em cada um dos elementos.

Todas as ilustrações feitas a partir das imagens que compõem a nota foram produzidas em uma tradução  do processo de gravura convencional. Estas imagens foram codificadas em linhas e tramas, com larga riqueza de detalhes, produzidas inicialmente de forma manual para posteriormente serem digitalizadas e impressas de forma artesanal.

 

DIGITALIZAÇÃO

Junto com a agência, definimos todos os detalhes do design da nota para então iniciarmos o processo de digitalização de toda a ilustração, que seguiu para fase de pré-produção em metal, com a transferência da imagem em 4 matrizes de impressão.

 

Processo de impressão

Uma das etapas mais desafiadoras deste projeto foi transferir a imagem para o metal com muita precisão no registro e da soma das 4 matrizes de impressão. Neste modelo chamado de calcografia, a imagem é exposta à chapa e posteriormente imersa em ácido corrosivo, criando um baixo relevo para conter as tintas.

EM0A4855 copy.jpg
 

RESULTADO

O material impresso revela o resultado de um processo que soma todas as técnicas utilizadas em cada fase do projeto e que expressam o verdadeiro valor dos Heróis de Azul.

O vídeo completo deste projeto produzido pela G80 (www.geracao-80.com) pode ser conferido aqui (link).