pictestudioJWT, Pilão

JWT | Pilão

pictestudioJWT, Pilão
JWT | Pilão

JWT | PILÃO | A BOOK IN ONE SHOT

Fazer um grande mural urbano de lambe-lambe com páginas de livros,
para serem efetivamente lidos por quem estivesse lá, no meio da rua.
Esse é o projeto Um Livro em uma Xícara / A Book in One Shot, sem dúvida uma das campanhas mais inusitadas e criativas que tivemos a oportunidade de participar. A ideia da agência JWT foi transformar paredes nas proximidades de instituições de ensino em murais feitos com livros da literatura mundial do dia para a noite, mostrando que o café Pilão Extra Forte pode ser um ótimo estímulo e a companhia ideal para os seus estudos.

PICT-SITE-PILAO-PROCESSO03.jpg

LIVRO, COLA, UM MURO E MUITO CAFÉ

Era hora de colocar a mão na massa e a primeira decisão se baseou em quais títulos poderíamos utilizar. Haviam dois pontos principais: volume de páginas e direitos autorais. O primeiro ponto essencial para a ideia, o segundo muito importante para não esbarrarmos em direitos de terceiros e problemas processuais. Começamos buscando obras datadas de mais de 70 anos da morte do seu autor, incluindo ilustrações ou qualquer outra intervenção artística em reedições mais atuais. A solução foi a escolha de livros clássicos com mais de 700 páginas, ressaltando a ideia dos benefícios do café para uma longa leitura e garantindo grandes painéis a céu aberto.

PICT-SITE-PILAO-PROCESSO02.jpg
PICT-SITE-PILAO-PROCESSO.jpg
static1.squarespace-2.jpg
 

Os títulos escolhidos foram Ulisses (1922), de James Joyce e Dom Quixote de La Mancha (1605), de Miguel de Cervantes. Precisaríamos de duas edições idênticas de cada livro para que a narrativa tivesse continuidade, já que o verso de cada página estaria colado no muro. 

Com os livros escolhidos, o próximo desafio foi encontrar os muros ideais para os lambe-lambes. Precisávamos do muro certo, no lugar certo, próximos a instituições de ensino e que pudéssemos trabalhar na madrugada.
Foram 15 opções apresentadas.

Em qualquer projeto que estamos envolvidos, sempre buscamos aliar nossos processos à ideia, trazendo para a produção das peças o conceito criativo da agência e do cliente. Foi nesse caminho que optamos em utilizar café na mistura da tinta, provocando uma experiência sensorial aos murais no período do dia em que ele é mais consumido, de manhã.