pictestudioAfrica, Brahma

Pintura a óleo, Fotografia analógica e 128 anos de história.

pictestudioAfrica, Brahma
Pintura a óleo, Fotografia analógica e 128 anos de história.

AFRICA | BRAHMA | RÓTULOS HISTÓRICOS

A campanha de aniversário para a Companhia Cervejaria Brahma nos traria um desafio muito claro: refazer peças publicitárias que escreveram a história da marca durante seus 128 anos. Para atender a necessidade que a campanha criada pela Agência África exigia, mergulharíamos a fundo nessa história para decidir executá-la analogamente, trazendo esse rico passado da Brahma de volta às ruas.

HISTÓRIA, PINCEL, FIGURINOS DE ÉPOCA E MUITA TINTA.

128 anos não é pouca coisa e, para entender o que precisávamos, começamos o trabalho visitando o museu da Brahma e seu acervo de cartazes antigos, que conta inclusive com alguns originais. Um lugar incrível, que realmente nos colocou dentro da história da marca. Cada pôster tinha sua peculiaridade e uma solução técnica que usaríamos na nossa produção. Essa imersão nos criou o desafio de dar continuidade a um trabalho tão grandioso e, ao mesmo tempo, sentir o entusiasmo de fazer parte dessa história do jeito que mais gostamos: usando as mãos.

MVI_41430000.jpg

Selecionamos alguns cartazes e usamos suas imagens como referência para uma nova versão, sempre buscando utilizar as mesmas técnica dos originais. Além disso, criamos outros dois novos cartazes com o mesmo princípio. Um trabalho feito hoje seguindo ao máximo a sua história original.

PICT---SITE---BRAHMAROTULOS---DESTAQUE.jpg

A produção começou como em outras épocas, fotograficamente. Buscamos modelos com biotipos que remetessem à época e aos cartazes originais que pesquisamos. A partir daí, produzimos e confeccionamos figurinos e acessórios de época, maquiagens temáticas e objetos antigos, observando cada detalhes dos pôsteres originais. A iluminação e a fotografia seguiu o mesmo princípio e optamos por utilizar uma câmera Sinar 4x5 analógica, acervo do nosso estúdio. Todo processo de produção em sintonia com a campanha.

PICT---SITE---BRAHMAROTULOS---DESTAQUE.jpg

A partir das fotos, foram produzidos os desenhos, estudos e as pinturas finais em tinta óleo numa tela com 90 cm de altura, garantindo o domínio dos detalhes. É curioso como um pôster dos anos 40 tem uma leitura de figura humana completamente diferente dos anos 60, por exemplo.

MVI_40700034.jpg

Outro detalhe que mereceu muito da nossa atenção foram os letterings e os processos de impressão da época, afinal o design de cada geração sofreu a influência do avanço das máquinas e da tecnologia. Seguindo esse princípio, a execução dos letterings e dos textos dos cartazes seguiram as técnicas usadas em cada época, iniciando com logos e títulos feitos no pincel, referentes aos anos 30, e finalizando com os mais recentes, já nos anos 70, com letras feitas com o princípio de geometria e de impressões analógicas como a serigrafia.

O resultado foi uma campanha única, analógica e que trouxe a história da Brahma de volta às ruas.